terça-feira, 22 de novembro de 2011

Satélites e Radares

Satélites meteorológicos é um grupo de satélites artificiais que tem como função primordial o monitoramento do tempo e clima na Terra. Podem ter como função  verificar a formação de furacões, acompanhar a extensão da fumaça liberada por atividades vulcânicas, visualizar superfícies cobertas por gelo e neve. Também pode ser usado para avaliar os impactos causados pelo homem sobre a Terra, monitorando queimadas, o degelo causado nas Calotas Polares pelo aquecimento global, o desmatamento na floresta Amazônica, dentre tantas outras serventias.

Podemos perceber a importância dos satélites, tanto em questões sociais, econômicas e também ambientais. Porém apenas os Estados Unidos, o Japão, a China, a Índia, a Rússia e alguns países da Europa detêm tal tecnologia. Os outros países para terém acesso as imagens precisam comprá-las. O Brasil, por exemplo, tem de comprar imagens de aparelhos norte-americanos
O INMET também conta com o uso de radares, que captam as mudanças na atmosfera em tempo real, sendo passadas para os distritos onde os dados são coletados e passados para a sociedade com total segurança.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário