terça-feira, 22 de novembro de 2011

Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)


O INMET foi criado em 1909 e é órgão federal da administração direta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o objetivo de obter e passar informações meteorológicas confiáveis à Sociedade Brasileira e influenciar construtivamente no processo de tomada de decisão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País. Este propósito é alcançado através do Monitoramento, Análise e Previsão do Tempo e Clima, frutos de pesquisa aplicada, no trabalho em parceria e no compartilhamento do conhecimento, com ênfase em resultados práticos, confiáveis e seguros. O objetivo do Instituto é auxiliar a população, atendendo suas necessidades de informações em diferente situações, como no caso de desastres naturais que limitam a sobrevivência e desenvolvimento do homem.

O INMET possui uma ampla e completa estrutura, composta da sede em Brasília com cinco Coordenações e dez Distritos de Meteorologia (DISME), distribuídos estrategicamente nas capitais, com o propósito de estabelecer parcerias para melhor atender a população do país e com cooperação internacional para elaboração e desenvolvimento de novos métodos e dados sobre tempo e clima. Deste modo, com abrangência nacional e diversos projetos em andamento, o órgão procura atender seus usuários com o grau de qualidade compatível às suas possibilidades. O Sistema de Gestão da Qualidade do INMET (ISO 9001) foi reconhecido em 1999 pelo organismo Internacional Det Norske Veritas Certificadora Ltda-DNV.
A instituição é responsável pela implantação e manutenção de uma extensa rede de estações meteorológicas (estações automáticas e convencionais) instaladas pelo território brasileiro, para observação periódica de mudanças metereologicas, desde a superfície da Terra a altos níveis da atmosfera, com a utilização de radares, satélites, radiosondagem e balões de soldagem, alem de possui um aprimorado sistema de telecomunicações para coleta e disseminação dos dados meteorológicos coletados pelo país.
O INMET também é responsável por ligar o Brasil à todos os serviços meteorológicos mundiais, disseminando e recebendo diariamente dados de todos os países, como Membro da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Utilizam de técnicas altamente sofisticadas de previsão numérica, com modelos matemáticos , usados para compor dados que auxiliam no planejamento e na elaboração de estudos e previsões fornecidos pelo INMET, bem como dados especiais voltados à Agricultura, Pecuária, Recursos Hídricos, Clima, Saúde Humana, Defesa Civil, entre outros. Para tal realização, o Instituto possui um excelente e avançado parque computacional, multifuncional, para operação destes modelos numéricos, armazenamento de dados e diversas outras tarefas.
O quadro profissional do INMET conta com especialistas em diversas áreas da Ciência, incluindo Meteorologistas, Matemáticos, Agrônomos, Engenheiros e profissionais de Computação, que atuam em conjunto com Administradores para um melhor desempenho operacional, de desenvolvimento e aplicações, seja na Sede em Brasília ou nos Distritos de Meteorologia. Esta formação diversificada é fruto de colaboração com a comunidade técnico científica do país e do exterior para benefício mútuo. Tudo isso com o intuito de servir a sociedade no que diz respeito ás atividades que dependem do tempo e do clima. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário